Entre tantas manifestações, celebrações e meditações desta Semana Santa de 2017, algo me chamou muito atenção, os noticiários. Estamos vivendo um paradoxo. De um lado
cristãos fazendo memória de uma Pessoa, que foi literalmente banida do meio de sua gente por acreditar e viver na decência, defender a justiça, a ética e a causa do mais fraco, JESUS CRISTO. Do outro lado uma chusma de cidadãos, que deveriam ser de bem, emporcalhando a vida do seu Povo, fazendo lama com o sangue dos mais pequeninos, farreando com a dor dos Pobres.

E a gente, vê e não diz nada, ou diz e fica por isso mesmo. Esta Páscoa está com gosto de morte, o chocolate tem sabor de sangue de crianças, idosos, trabalhadores e trabalhadores, que deixam quase toda a sua vida nos empreendimentos das Odebrechts da vida. Enquanto isso mendigamos míseros tostões para podermos dar a possibilidade de nossa Juventude participar das coisas de suas Igrejas. E não raro apoiamos e defendemos os senhores do mundo que esbanjam uma fortuna a cada dia com suas safadezas de comparsas.
Quanta devoção! Quanta emoção em nossas celebrações! Às vezes me preocupo, se a gente não está transformando as nossas celebrações em um “teatro divino”, onde o texto encenado não passa de uma mera ficção, ou uma poesia, que servem mesmo só para o momento, saindo do grande templo da religião, a gente se esquece do seu conteúdo, e fica aguardando até chegar a nova temporada das lágrimas e emoções regadas a sangue, cruzes e lágrimas.
Pela primeira vez, estou confuso se devo mesmo desejar Feliz Páscoa. Se a Páscoa é ressurreição, como festeja-la se a morte impera no meio que eu vivo? Como desejar feliz Páscoa, se tem tanta gente morrendo à míngua numa nação tão rica como a nossa? Por que dizer Feliz Páscoa, para quem tem o prazer de judiar dos mais fracos? Como desejar Feliz Páscoa se insisto em fazer parte e acreditar numa Igreja, que está mais preocupada com as alfaias e a pirotecnia de suas celebrações, quando deveria estar rubra de vergonha, por ter perdido o poder da Profecia? Para quê dizer Feliz Páscoa, quando o Verdadeiro Ressuscitado, presente na Eucaristia, quase passa despercebido, como se fosse um mero detalhe das minhas celebrações?
Não estou certo de que esta é mesmo uma Páscoa Feliz! Mas se para você ela é feliz, eu quero lhe desejar a sua Páscoa, porque a minha ainda vai demorar para ser mesmo feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário